Leica LUX pretende transformar o teu iPhone numa câmara fotográfica
  • Home
  • Dicas
  • Leica LUX pretende transformar o teu iPhone numa câmara fotográfica
Pedro Henrique Carvalho

Leica LUX pretende transformar o teu iPhone numa câmara fotográfica

PUB

A Leica nunca fez uma parceria com a Apple, tal como aconteceu com outras fabricantes Android. No entanto, parte da tecnologia da mesma está agora disponível através da nova aplicação Leica LUX.  

Com efeito, tal como aconteceu com a Fujifilm, a nova aplicação Leica LUX permite a qualquer utilizador o usufruto de filtros nas fotografias do seu iPhone. No entanto, ainda que a mesma seja gratuita, a verdade é que a vasta maioria dos recursos se encontra limitada a uma subscrição mensal (ou anual).

Leica LUX no iPhone é entusiasmante, ainda que limitada...

A Leica LUX, agora disponível na App Store, apresenta 11 perfis de cor distintos (denominados “Leica Looks”). Os mesmos podem ser encontrados noutros smartphones Android, e são inspirados nas câmaras Leica atuais, bem como na estética clássica de filmes.  

A aplicação pode parecer um pouco estranha, todavia. Isto porque, ao utilizá-la, fica a ideia de que a mesma é um pouco lenta em alguns momentos. Mesmo assim, apresenta-se bastante completa. Pode ser usada de modo totalmente automático, semelhante à aplicação de câmara nativa da Apple, ou no “modo de abertura” que utiliza software para ilustrar o famoso bokeh de lentes de alta qualidade. Contudo, a qualidade do efeito de desfoque digital não é assim tão sublime. 

No modo gratuito da aplicação Leica LUX, os utilizadores têm acesso a cinco Leica Looks. Um deles, consequentemente, tem que ver com o clássico estilo monocromático que a Leica habituou os entusiastas. E claro, ainda que não passe de um filtro por cima da fotografia captada pelo teu iPhone, sentes logo a diferença no resultado final.

Com uma UI interessante e simples de usar, vi-me a usar a Leica LUX por várias vezes desde que a instalei no meu iPhone 14 Pro. O Look monocromático torna qualquer fotografia vulgar num caminho longo onde reina a imaginação sobre aquilo que é fotografado.  

Agora, mesmo sem uma Leica Q2 Monochrom, é possível tentar obter um resultado similar de determinados momentos, usando o iPhone e a aplicação referida. Mesmo assim, para os utilizadores Leica, a aplicação traz consigo uma vantagem, pois integra as fotos da câmara na mesma, que passam a estar visíveis sem compromissos também no smartphone da Apple. 

Em suma, ainda que a aplicação pudesse ser um pouco mais veloz em determinados momentos, e que para o uso de grande parte das suas features seja necessária a subscrição da mesma, o que apresenta gratuitamente já é bastante diferenciador. 

Finalmente, face à qualidade de fotografia oferecida hoje pelas lentes dos iPhones da Apple, uma aplicação como esta é extremamente bem-vinda e sem dúvida que tem tudo para se tornar numa autêntica diversão para quem gosta de recordar momentos de uma forma peculiar.

Fica a par de todas as novidades da Apple aqui no iFeed:

Pedro Henrique Carvalho profile image Pedro Henrique Carvalho
Publicado a
Dicas Apps & Jogos