• Home
  • Rumores
  • Mac Studio com M3 Ultra pode estar para breve
Mac Studio sobre uma superfície de madeira e à esquerda do ecrã de um iMac com apenas o canto inferior esquerdo visível.
Miguel Valente

Mac Studio com M3 Ultra pode estar para breve

O Mac Studio atual, apresentado na última WWDC, em junho de 2023, inclui como opções de chips o M2 Max e o M2 Ultra.

De acordo com um relatório da TrendForce, citando a ICsmart, está previsto o lançamento de um novo modelo do Mac Studio com o chip M3 Ultra, que poderá ser ainda mais potente do que o esperado, em meados deste ano.

Mac Studio M3 Ultra a caminho

Mac Studio pousado numa superfície lisa e visto de trás, mostrando a face com todas as entradas e o botão de energia.

A TrendForce prevê uma atualização adicional para o Mac Studio a meio do ano, sugerindo uma possível repetição da apresentação na WWDC que vimos em 2023.

No entanto, o relatório não menciona o Mac Pro, o único outro modelo Mac que possui um chip Apple Silicon "Ultra". Ainda que o Mac Pro vá, ao que tudo indica, eventualmente ser atualizado com o M3 Ultra, tal como aconteceu com o M2 Ultra, no ano passado, não surgiram ainda rumores que apontem que uma próxima geração seja lançada este ano.

A TrendForce afirma ainda que o chip M3 Ultra será fabricado com o processo N3E da TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company), o mesmo processo esperado para a estreia do chip A18 na linha do iPhone 16, o que o tornaria o primeiro chip N3E da Apple. Os chips M3, M3 Pro e M3 Max são fabricados com o processo N3B da TSMC, semelhante ao A17 Pro. O N3E é uma versão aprimorada do processo de 3nm da TSMC, oferecendo um desempenho ligeiramente superior e um maior rendimento de produção.

Ícone do chip M3 da Apple, um quadrado cujo centro tem o logo da Apple (a maçã trincada) seguido de um "M" e de um "3".

Seria curioso que a Apple escolhesse o M3 Ultra como o seu primeiro chip N3E, uma vez que os chips "Ultra" da fabricante americana consistem em dois chips "Max" conectados com recurso à tecnologia de interconexão UltraFusion, o que significa que um M3 Ultra N3E tratar-se-ia, na prática, de dois chips M4 Max.

A única explicação para a escolha deste caminho seria se a gigante da maçã planeasse lançar os chips M4, M4 Pro e M4 Max mais cedo do que o previsto - talvez no final de 2024 - e pretendesse garantir que o Mac Studio M3 Ultra permanecia competitivo com os novos chips. Mesmo assim, nesse caso, seria bastante mais simples rotular o novo chip como "M4 Ultra" e ignorar completamente o M3 Ultra.

Como tal, esta parte do relatório deve ser tratada com algum ceticismo. Não obstante, a previsão de um lançamento de um novo Mac Studio a meio do ano parece ser provável.

Estás entusiasmado com o próximo Mac Studio? Fala connosco nos comentários!

Fica a par de todas as novidades da Apple aqui no iFeed:

Miguel Valente profile image Miguel Valente
Publicado a
Rumores