• Home
  • Rumores
  • MacBooks com modems celulares internos podem estar nos planos da Apple
Pessoa, em pé, com apenas o tronco e os braços visíveis, a usar um MacBook pousado numa secretária lisa.
Miguel Valente

MacBooks com modems celulares internos podem estar nos planos da Apple

PUB

De acordo com Mark Gurman, da Bloomberg, as pretensões da Apple quanto a tecnologia personalizada incluem a integração de um modem no sistema SoC (system-on-a-chip), que, eventualmente, permitirá a existência de MacBooks com conectividade celular.

MacBooks com ligação celular podem chegar nos próximos anos

Gurman adiantou ainda que a gigante da maçã, alegadamente, tem estado a trabalhar no seu próprio modem desde 2018, a fim de subalternizar o componente da Qualcomm atualmente presente nos iPhones.

A janela de tempo para o lançamento do modem tem mudado várias vezes e, neste momento, espera-se que esteja pronto em 2026. O chip pode mesmo surgir em vários dispositivos da fabricante americana.

Mac Book aberto e ligado em cima de uma mesa e com um iPhone à direita.

A realidade é que a Apple já explorou a possibilidade de desenvolver MacBooks com conectividade celular há largos anos. A gigante de Cupertino já terá até considerado lançar um MacBook Air com 3G, mas, em 2008, Steve Jobs revelou que a empresa decidiu não o fazer dado o espaço que este ocuparia. Um SoC integrado resolveria tal problema.

A mais recente newsletter de Gurman fez ainda referência a outros projetos de chips internos da Apple, incluindo sensores de câmara, baterias, um chip combinado de Wi-Fi e Bluetooth, ecrãs Micro-LED e um sistema não invasivo de monitorização da glucose.

A Apple deverá planear integrar o seu modem em futuros modelos do MacBook e Gurman indica o ano de 2028 (no mínimo) como possível altura de lançamento.

Tudo o que precisas de saber sobre a Apple está aqui no iFeed:

Miguel Valente profile image Miguel Valente
Publicado a
Rumores