Review: Twelve South StayGo mini USB-C Hub

O design minimalista dos dispositivos leva à necessidade de utilização de adaptadores como o StayGo mini USB-C Hub da Twelve South.
Escrito por Nuno Rocha e
3 mins de leitura
Review: Twelve South StayGo mini USB-C Hub
Publicidade
Publicidade

Sejam bem-vindos à era dos adaptadores USB-C. Com a busca pelo design minimalista, ficam em falta as tão necessárias portas nos nossos dispositivos.

Verdade seja dita, para além do design, também as questões financeiras são um bom motivo para retirar portas. Menos portas num dispositivo significa mais lucro para a empresa produtora.

Isto não é prática exclusiva da Apple, é neste momento uma cenário habitual nas mais diversas gigantes tecnológicas, o hardware cada vez tem menos conexões.

A porta do tipo USB-C veio para ficar, e está já presente em quase todo o alinhamento de iPads - apenas o iPad 9ª geração permanece com ligação lighting. Se não for antes, em 2024, o iPhone deverá seguir o mesmo caminho, assim o determina a lei aprovada pela União Europeia.

Contudo, no meio de tudo isto a "batata quente" passa para a mão do utilizador, ou seja, nós que compramos os dispositivos, se precisarmos de uma outra conexão além do USB-C temos que comprar um adaptador, vulgo Hub.

Podemos identificar um Hub como uma central de receção e distribuição, como acontece no caso da proposta da Twelve South com o seu StayGo mini USB-C Hub. Neste caso o Hub recebe, transforma e transfere o sinal para as 4 portas disponíveis.

Design e Caracteríticas

A Twelve South municiou este StayGo mini USB-C Hub com quatro úteis portas, Jack 3.5mm, USB-A, HDMI e USB-C.

Como indica no próprio nome (mini), este adaptador é bastante compacto, facto que o torna particularmente útil e prático para acompanhar por exemplo o iPad.

Porém, se és utilizador de um MacBook, a Twelve South pensou também em ti. Neste sentido, para obter a melhor experiência com o StayGo mini USB-C Hub, este vem munido de um cabo (extensão) de cerca de 5ocm que facilita muito a sua utilização nestes dispositivos.

Assim sendo, com este Hub ficas com acesso a um saudoso e por vezes útil jack 3.5mm para conectares phones ao iPad, por exemplo. Mais ainda, disponibiliza-te uma porta USB-A 2.0 - uma pena não ser 3.0 - e uma porta HDMI que muitas vezes nos faz falta para ligarmos o iPad ou o MacBook a uma TV ou Monitor. Por fim, a porta USB-C tem como principal utilidade permitir a ligação do teu cabo de carregamento ao dispositivo quando estás a usar alguma das portas anteriores. Esta conexão permite a passagem de até 100w de potência.

Conclusão

Quem usa o iPad ou o MacBook, já certamente se viu na situação de precisar de conectar, por exemplo, uma vulgar Pen USB-A. Esta solução da Twelve South é uma boa opção, o StayGo mini USB-C Hub, é útil, compacto, prático e bonito, porque ninguém quer um trambolho feio ligado ao seu dispositivo, verdade?

Podes adquirir aqui o Twelve South StayGo mini USB-C Hub com um valor a rondar os €64,99.

Publicidade
Publicidade
Partilhar artigo