• Home
  • Apps & Jogos
  • Luminar Neo disponibilizou ferramentas generativas (IA) para todos
Exemplo de substituição de poste por árvore com Lumiar Neo e as novas Ferramentas Generativas
Gonçalo Antunes de Oliveira

Luminar Neo disponibilizou ferramentas generativas (IA) para todos

PUB

Já aqui vos tinha escrito um artigo sobre o Luminar Neo. Continuo a afirmar que este software é excelente para quem, como eu, não detém conhecimentos aprofundados em ferramentas poderosas como o Photoshop.

A empresa responsável pela sua criação foi fundada em 2008 com a designação Macphun por Paul Muzok e Dima Sytnik. Conhecida desde 2018 por Skylum, o seu trabalho focou-se inicialmente no desenvolvimento de aplicações para iOS, como o Vintage Video Maker, que a Apple reconheceu como uma das melhores aplicações do ano em 2009.

Muitas apps depois (mais de 60!), a empresa expandiu-se para o Mac, tendo criado o software FX Photo Studio Pro em 2010, que ultrapassou 50 milhões de downloads em todo o mundo. Mas, a partir de 2016, ano de surgimento do projeto Luminar, a atividade intensificou-se, e o desejo de criação de uma das melhores apps no seu campo concretizou-se.

O Luminar Neo aposta, de facto, na concretização da tua imaginação. Se antes de disse que a Inteligência Artificial (IA) te transformava as tua fotografias no que os teus olhos viam no momento em que as tiraste, hoje venho-te dizer que a Luminar Neo transforma a tua fotografia no que tu quiseres, graças à introdução das novíssimas Ferramentas Generativas.

Imagem da tela de trabalho da Lumiar Neo com as novas Ferramentas Generativas

É isso mesmo! Tens agora à tua disposição a "Borracha", "Troca" e "Expansão" Generativas.

Mas o que é isto da "AI Generativa"?

Segundo o Cambridge Dictionary, trata-se de "uma determinada inteligência artificial (= um sistema informático que possui algumas das qualidades do cérebro humano, como a capacidade de interpretar a linguagem, reconhecer imagens e aprender com os dados que lhe são fornecidos) capaz de produzir texto, imagens, etc.

Assim sendo, IA Generativa dedica-se à criação de dados originais, em detrimento do processamento e organização de dados pré-existentes. Através de modelos de linguagem com qualidade, tem a capacidade de efetivamente gerar resultados, que vão desde conteúdos escritos, imagens, vídeos e música.

A Luminar Neo é para todos!

É verdade que tens outras ferramentas similares, por exemplo, no Google Photos e na Adobe. A questão é que acabam por te limitar as escolhas. No primeiro caso tens o "Magic Editor" e a "Magic Eraser", no segundo, o "Generative Fill".

A Luminar Neo pega em tudo isto e, de uma forma muito simples e intuitiva, oferece-te as três ferramentas que indiquei acima, com as quais a tua interação poderá passar pela introdução de texto, a partir da qual expressas à IA as tuas ideias, ou, simplesmente, clicas no botão e está feito.

Vamos a alguns exemplos

Decidi trocar a minha cadelinha por um ramo de flores. E foi tudo tão rápido e automático, mesmo num iMac que já tem alguns anos como o meu.

Estava a dar um passeio um dia destes e tirei esta fotografia. E se me apetecesse apagar uma delas? O resultado é perfeito!

Quanto ao expandir, tens que ter cuidado com as fotografias que escolhes. Se tiveres padrões muito complexos, é o próprio Luminar Neo que te recomenda, nas dicas que te vai dando, uma expansão progressiva: primeiro um lado, depois o outro.

Depois de algumas (rápidas) tentativas, alcanças o resultado esperado. Melhor ainda: surpreendente! Se fosse no exemplo anterior, querendo alargar a fotografia, o resultado seria o esperado, ou seja, mais relva e paisagem. Padrões, portanto, simples.

No caso que te vou apresentar, com a fotografia que utilizei no meu artigo anterior, a IA lembrou-se de adicionar um vaso no lado direito! Obrigado pela ideia! Tal como as dicas do Luminar Neo me sugeriram, tratei primeiro do lado esquerdo onde pura e simplesmente continuou o local onde a lenha armazenada. No caso do lado direito, ali está mais uma peça de decoração na continuação do pequeno armário.

Do melhor e mais divertido

Dá largas à tua imaginação, divertindo-te com o Luminar Neo! Mas fica a saber que não somos os únicos a utilizar este software. Muitos profissionais que usam Mac, mas também Windows, recorrerem também ao Luminar Neo.

É realmente incrível o que se pode fazer com a IA. Bom, sempre com conta, peso e medida, porque isto de ter os computadores a pensar por nós tem muito que se lhe diga. Não deixa de ser muito engraçado ver certos resultados, se a deixarmos a trabalhar sozinha. Muito bizarro, por vezes.

A utilidade destas três Ferramentas Generativas pode ir desde o mero entretenimento à criação de conteúdos fundamentais para apresentações, exposições, entre muitas outras atividades em que estejas envolvido, enquanto profissional ou amador. Experimenta e acredita que vais ficar surpreendido!

Tens um pequeno desconto se inserires o cupão "iFeed10". 😉

Gonçalo Antunes de Oliveira profile image Gonçalo Antunes de Oliveira
Publicado a
Apps & Jogos Patrocinado