Ulysses: organiza eficazmente os teus projetos

Está a chegar à Ulysses uma nova forma de gerires os teus projetos de escrita.
Escrito por Pedro Alves e
3 mins de leitura
Ulysses: organiza eficazmente os teus projetos
Publicidade
Publicidade

Já aqui falamos anteriormente acerca da Ulysses, e de como esta fantástica aplicação é capaz de fumentar a tua produtividade no que à escrita diz respeito. A aliança entre simplicidade, agradabilidade visual e presença de todas as ferramentas que podiamos pedir, faz parecer que estamos perante um manancial de distrações, potencialmente prejudiciais ao nosso processo criativo... No entanto, essa assunção está completamente errada. A Ulysses consegue proporcionar um compromisso incomparável entre atenção ao detalhe e criação de um ambiente focado naquilo que importa: o que escrevemos.

Apesar de roçar a perfeição, esta aplicação é frequentemente alvo de melhorias, que tanto podem contemplar simples correções de pequenos erros, como acrescentar funcionalidades novas, como é o caso daquelas relacionadas com a criação e gestão de tabelas, de que já vos falamos. Agora, vamos abordar uma nova característica que, apesar de ainda não estar disponível para o utilizador final, nós tivemos o privilégio de a experimentar: os Projetos.

Os Projetos são uma nova forma de organizar o que escrevemos. Conforme podem ver a seguir, a futura atualização da Ulysses que integrar esta novidade vai fazer nascer uma nova secção na barra lateral, exatamente com o nome esperado:

A partir daí, podemos criar os projetos que precisarmos. O nome dos mesmos fica totalmente ao nosso critério, assim como o local onde irão ficar guardados fisicamente. É ainda possível definir objetivos, na forma de data limite para a conclusão, ou número de caracteres, palavras, frases, parágrafos, linhas ou páginas.

Depois de escolhidas as opções pretendidas, o novo projeto criado é aberto e toda a interface passa a focar-se nele, sem distrações nem qualquer outro conteúdo visível.

Aqui, é então possível criar grupos, de forma a organizar a gosto as páginas, que poderão surgir de duas formas: através da criação de novas, ou da colocação de uma página existente dentro do novo projeto, através de um simples arrastar de um local para o outro.

Nada mais simples e intuitivo, como não poderia deixar de ser na Ulysses. A partir daqui, o limite é a criatividade. Todas as opções e ferramentas funcionam exatamente da mesma forma em páginas e grupos dentro dos projetos. Não há qualquer tipo de necessidade de adaptação: basta manter o foco.

Se já és utilizador da Ulysses, aconselhamos a teres atenção às atualizações que possam surgir; esta novidade está em fase de testes, mas o seu lançamento final está iminente. Se ainda não usas esta extraordinária aplicação, não sabes o que estás a perder... Dá-lhe uma oportunidade: podes testar a Ulysses gratuitamente, sem constrangimentos. Mas cuidado: depois de a instalares não vais conseguir deixar de a usar...

Publicidade
Publicidade
Partilhar artigo