Esta é a questão do momento para muitos utilizadores Mac. Será vantajosa agora a compra de um Mac com processador Intel?

Para te situares, se andas atento ao iFeed já sabes que a Apple anunciou na última WWDC a transição de processadores Intel para processadores próprios, Apple Silicon, com base na arquitetura ARM.

Esta transição será gradual ao longo de cerca de dois anos, e os primeiros Macs com Apple Silicon deverão estar no mercado algures no final de 2020.

A arquitetura ARM está já enraizada na Apple.

O processadores com a tecnologia ARM fazem já parte do universo da Maçã, com sucesso reconhecido como todos sabemos no iPhone, iPad, Apple Watch, etc.

Com efeito, também alguns Macs têm já alguns processadores ARM, nomeadamente na gestão da Touch Bar, do Touch ID, entre outros.

Serão os Macs com Apple Silicon mais rápidos?

É sempre uma questão sensível, contudo segundo alega a Apple as principais características dos novos processadores serão a performance elevada e o consumo energético baixo.

Isto obviamente tendo como termo comparativo os computadores equipados com processadores Intel.

Para início de conversa, o Developer Transition Kit, que é um Mac mini com o processador A12Z, que encontramos no iPad Pro 2020, atingiu já uma marca simpática nos benchmarks. Ou seja, este Mac mini destinado aos testes de transição dos desenvolvedores obteve resultados equivalentes a um MacBook Pro do período de 2013 a 2015.

Se tivermos em conta que o software é uma versão beta e ainda não está otimizado a 100% para estes processadores, podemos constatar que estão no bom caminho.

Então e os Macs com Intel?

Não sejamos precipitados, os Macs com processadores Intel continuam a ser excelentes máquinas absolutamente recomendadas. Mais ainda porque na calha estão novos Macs para sair com estes processadores e vão, claro, corresponder aos melhores parâmetros da Apple.

Aliás segundo se especula, nesta primeira fase todos os modelos topo de gama deverão continuar equipados com chips Intel.

Uma nota mais a reter, caso sejas utilizador Windows no Mac então a decisão para já é simples, opta por um equipamento com Intel.

Quais os primeiros Macs a receber Apple Silicon?

Como já referi acima a Apple anunciou que os primeiros Macs com processadores próprios deverão surgir ainda em 2020.

Oficialmente ainda não sabemos os modelos abrangidos nesta fase, contudo o reputado analista Ming-Chi Kuo já avançou a possibilidade de ser um novo MacBook Pro de 13.3 polegadas, seguido do redesenhado iMac de 24 polegadas. Isto são, no entanto, rumores e devem ser encarados como tal, apesar da fiabilidade da fonte ser favorável.

Conclusão

Tentando agora responder à questão principal que nos trouxe até aqui, vou partilhar um pouco da minha opinião.

Se estás numa fase em que cogitas comprar o atual MacBook Pro de 13 polegadas ou o iMac de 21 polegadas, das gamas mais baixas, então a minha opinião é que aguardar pode ser a melhor solução. Porém, se nesta fase encontrares uma boa promoção num destes computadores com Intel, não olhes para trás. Como disse acima, um Mac com processador Intel é também garantia de uma máquina para muitos anos.

Por outro lado, se a intenção é adquirir um modelo de performance e gama mais elevada seja de que modelo for, então eu pessoalmente avançaria para a compra sem esperar pelos modelos com Apple Silicon. Presumivelmente estes serão os últimos a serem substituídos, e com processador Intel tens já a garantia de uma máquina infernal, com todos os softwares otimizados desde o primeiro momento.